Entenda Oque são plugins para sites e blogs e como utilizalos

Plugins para sites: o que são e como eles podem ajudá-lo a maximizar seu site ou blog , você pode fazer mudanças incríveis através deles 


<a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/informacoes-de-relatorio-de-estrategia-de-site-para-laptop_5674603.htm#query=Pluginsparablogs&position=31&from_view=search&track=ais?log-in=google">Imagem de studiogstock</a> no Freepik
Foto reprodução: Freepik


Introdução 

Plugins são ferramentas que podem ser adicionadas a um site, a fim de melhorar sua funcionalidade e desempenho, permitindo que proprietários de sites, criadores de conteúdo e administradores gerenciem melhor seu site.

 Eles são particularmente úteis para sites desenvolvidos por meio de plataformas de gerenciamento de conteúdo (CMS) como WordPress, Joomla, Drupal, entre outros.

 A seguir, entenderemos melhor sobre o que são plugins e como eles podem ajudá-lo a maximizar seu site.


O que são Plugins?

Plugins são pequenos programas que, ao serem instalados em um CMS, adicionam funcionalidades extras que não estão incluídas nos recursos básicos da plataforma.

 Eles ajudam a aumentar as funcionalidades de uma página, implementando recursos que não estão disponíveis no tema atual ou no CMS. 

Por exemplo, se você quiser adicionar uma galeria de imagens ao seu site, pode pesquisar por um plugin adequado e instalá-lo facilmente.


Um dos principais benefícios dos plugins é que eles são fáceis de instalar e usar. 

Como grande parte dos serviços de CMS são gratuitos e muito populares, há uma infinidade de plugins disponíveis para download, muitos deles gratuitos. 

Na plataforma WordPress, por exemplo, você pode encontrar mais de 50.000 plugins e selecionar aqueles que são adequados para atender às suas necessidades específicas.


Alguns exemplos de plugins disponíveis incluem:

1. Plugins de segurança -

 protegem os sites de hackers, malware e outros ataques, fornecendo backup de arquivos, proteção contra spam etc;


2. Plugins de SEO -

 trabalham as técnicas de SEO em conjunto com as páginas do site, otimizando para que sejam encontradas mais facilmente pelos mecanismos de pesquisa;


3. Plugins de e-commerce –

 permitem a venda de produtos online e personalização de funcionalidades para o comércio eletrônico;


4. Plugins de gerenciamento de conteúdo -

 fornecem uma interface avançada e ajudam a gerenciar o fluxo de trabalho do conteúdo com mais eficácia;


5. Plugins de mídias sociais - 

ajudam a integrar suas redes sociais com o seu site.

Observe nosso blog ao fim de cada postagem tem plugins de redes sociais


Além dos plugins gratuitos, há também a opção de plugins premium, que são geralmente disponibilizados por desenvolvedores independentes e oferecem recursos mais avançados e customização mais ampla.


Como instalar Plugins?

Instalar um plugin é muito fácil, principalmente se o site foi desenvolvido em uma plataforma de CMS.

 O WordPress, por exemplo, possui um diretório de plugins e uma seção de instalação disponíveis para buscas por plugins, e basta clicar em “Adicionar novo” e escolher o plugin necessário, clicando em “Instalar agora”. 

A plataforma cuida de todo o processo de instalação, e depois de instalados, os plugins geralmente precisam ser ativados para começar a funcionar.


Conclusão

Plugins são ferramentas extremamente úteis que ajudam proprietários de sites e criadores de conteúdo a maximizar a funcionalidade e o desempenho de seus sites, tudo com poucos cliques. 

Além de facilitarem a adição e gestão de recursos e funcionalidades extras, tornam a manutenção de sites mais fácil e eficiente. 

Por isso, não perca tempo e comece a usá-los para aproveitar todo o potencial do seu site!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Reagir Sobre O Artigo